TURISMO ATINGIDO EM CHEIO
02-10-2020
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) informou que foram fechados de março a agosto cerca de 50 mil estabelecimentos turísticos. O montante correspondeu por volta de 17% de hotéis, pousadas, agências de viagens, serviços de transportes, bares e restaurantes, cultura e lazer. Para a CNC o segmento mais atingido foi o de bares e restaurantes com 39.500 estabelecimentos; hotéis, pousadas e similares, segui-lhe com 5.400; transportes rodoviários com 1.700.
A pesquisa da CNC se deu nos dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged). Nos seis meses analisados 481,3 mil postos de trabalho foram fechados na área de turismo. O segmento em referência tinha mais de 3,4 milhões de trabalhadores. Com a referida baixa, 14% dos empregos da área foram destruídos.
A situação seria pior se não houvesse os auxílios emergenciais do governo. Por exemplo, os hotéis hoje estão com uso de 20% da capacidade. Para representantes do segmento continuam os prejuízos, que se cessariam se fossem usados 50% da capacidade média dos hotéis.
Sem dúvida, os dados estão subestimados devido ao fato de que existem clandestinos e empresas que não declaram fielmente dados ao Caged.
Comentários
Postar um comentário