INFLAÇÃO VOLTOU A INCOMODAR
10-10-2020
A taxa inflacionária voltou a acelerar. Em 12 meses, passou de 1,88% em agosto para 3,14% em setembro. As pessoas podem pensar que 1,26% é pequena elevação. Ledo engano. A elevação foi de 67% de um mês para o outro. Os alimentos foram os vilões. Eles corresponderam a cerca de 70% da inflação de setembro.
A taxa de 3,14% está abaixo do centro da meta de 4,0%, fixada pelo Conselho Monetário Nacional. Mas está acima do piso da meta de 2,5%. Em muito contribuiu a elevação do preço do dólar, que tem impacto de cerca de 30% nos produtos importados, principalmente no trigo.
Os bancos e consultorias afirmam que a inflação dos alimentos continuará. O banco ABC informou ao mercado que em novembro ela será de 18,71%, em 12 meses e em dezembro de 14,11%. Há muito tempo que o País não tinha uma inflação setorial de dois dígitos.
No momento em que a pandemia não tem nenhuma vacina aprovada, o desemprego bate recorde de 13,7%, os indicadores fiscais pioraram e o custo da dívida pública está se elevando.
Em suma, forte recessão e inflação aumentando infelicita a Nação.
Comentários
Postar um comentário