AS MARCAS DE EMPRESAS MAIS VALIOSAS
Interessante a publicação da revista Exame, datada de 16-09-2020, de pesquisa exclusiva da consultoria inglesa Brand Finance, acerca das 50 empresas mais valiosas do Brasil e das 500 no mundo, as quais conseguiram traduzir isto em termos de receitas. Enfrentando a pandemia do covit-19 saíram ganhando as marcas que conseguem construir uma imagem de confiança de estar sempre do lado do consumidor.
No caso brasileiro, em valores de 2020, por dados coletados da referida consultoria, da primeira a qüinquagésima posição estão as marcas: Itaú, Bradesco, Caixa, Banco do Brasil, Petrobras, Skol, Vale, Vivo, Sadia, Brahma, Natura, Derby, Antarctica, Marfrig, Fibria, Braskem, Embraer, Ipiranga, Renner, Magazine Luiza, Lojas Americanas, Oi, Cielo, Localiza Hertz, Porto Seguro, Sul América, Atacadão, Votorantim, Azul, Assaí Atacadista, Nova Schin, Extra, Gol, Bohemia, BTG Pactual, Banrisul, Pilão, Gerdau, Kaiser, Unidas, Eletrobras, B3, CPFL Energia, Havaianas, Kroton Educacional, Pão de Açúcar, Riachuelo, Suzano, Banco do Nordeste e Pullman. Do mercado financeiro estão as quatro primeiras posições. No conjunto, sendo seis bancos. O grupo Ambev tem quatro marcas entre as 50 mais valiosas do País.
Entre as 500 mundiais, destacaram-se as seguintes dez marcas: Amazon, Google, Apple, Microsoft, Samsung Group, ICBC, Facebook, Walmart, Ping An e Huawei. As quatro primeiras dos Estados Unidos, a quinta da Coréia do Sul, a sexta da China, a sétima e a oitava dos Estados Unidos, a nona e a décima da China. Ou seja, seis americanas, uma coreana e três chinesas.
Na classificação das 500 empresas de marcas mais valiosas deste ano estão apenas quatro do Brasil: Itaú, Bradesco, Caixa e Banco do Brasil. Potências financeiras.
A Petrobras constava da lista das 500. Mas, depois que foi desidratada, desde 2014, mediante operação da Lava Jato deixou de aparecer no citado ranking. No caso brasileiro, ela era primeira, hoje está em quinto lugar. Desde 2017 que o Banco Itaú tomou o seu lugar entre as 500 globais.
Comentários
Postar um comentário