FORTUNA DOS BILIONÁRIOS BRASILEIROS DOBROU
Relatório do Banco suíço UBS, em conjunto com a tradicional consultoria PwC, de 2009 a 2019 a fortuna dos bilionários brasileiros cresceu 99%. Isto é, praticamente dobrou. Por que isto? O estudo deles é de capitalistas selecionados. Entretanto, trata-se de fenômeno do mundo capitalista. Em tese, quem tem dinheiro, investe, faz mais dinheiro. Na medida em que o capitalista se torna dono de grande soma de capitais é porque vem obtendo lucros cada vez maiores. Logo, eles viram bilionários. Mesmo perante a pandemia do novo coronavírus, a fortuna dos bilionários brasileiros aumentou 39%, entre abril a julho de 2020, conforme as mesmas fontes acima. Claro, em uma amostra selecionada. Segundo o levantamento dessas fontes, fortuna dos bilionários brasileiros somava US$176,1 bilhões, no final de julho, em relação ao início de abril deste ano, cujo valor estimado era de US$127,1 bilhões.
Na dinâmica da distribuição de renda, existem várias vertentes. O pressuposto fundamental é de que haja crescimento econômico. Sendo a capitalista, a de que vence sempre quem é mais eficiente: o capital em relação aos outros fatores produtivos. Sendo a socialista, para simplificar, de que deve haver uma maneira de todos ganharem, uns mais do que outros. Sendo a comunista, teoricamente exposta e nunca concretizada, de que todos deveriam ser iguais. Juízos de valor ou luta de classes se contrapondo. O enfoque aqui não é este. O enfoque é que deve haver crescimento econômico, para que então se pratique a melhor política de rendas. Quando a economia está estacionária ou em recessão a grande maioria sofre com isso.
No mundo real, quando as políticas econômicas estão sendo praticadas, a distribuição de renda se torna escamoteada e muita coisa fica sem ser percebido.
Comentários
Postar um comentário