ECONOMIA CRESCE PELO QUARTO MÊS


A economia brasileira cresceu em janeiro e fevereiro. A pandemia foi decretada pela OMS em março, quando a economia regrediu sem precedentes, em razão das medidas de isolamento social, que paralisou, tanto no conjunto como em parte, muitos segmentos produtivos. A dose foi repetida em março. Em sequencia, o sistema econômico cresceu em maio, junho, julho e agosto. Porém, a retração foi tão grande em março e abril, que os analistas econômicos, consultados semanalmente pelo Banco Central, estimam que a economia brasileira neste ano poderá ter regredido por volta de – 5% do PIB. Os dados do Índice de Atividade Econômica calculados pelo Banco Central (IBC-Br) apontam para uma prévia de crescimento consecutivo de maio a agosto. Muitos segmentos produtivos tiveram prejuízos e ainda não voltaram a ter lucros. Pouquíssimos gêneros econômicos tiveram lucros aumentados, como está sendo o caso de fármacos, comércio eletrônico, supermercados e correlatos. Por seu turno os bancos tiveram queda de 32% em seus lucros, no primeiro semestre deste ano, conforme divulgado ontem pelo Banco Central. Porém, o lucro líquido ajustado fora ainda grande, de R$40,8 bilhões.

O governo federal tomou uma série de medidas de proteção, que amenizaram o sofrimento de empresas e de cidadãos. No entanto, datou a maioria das medidas para o final de 2020. O que virá em 2021 é uma incógnita, visto que a pandemia não tem data para encerrar-se.

Por seu turno, o auxilio emergencial permitiu um alivio da situação da pandemia, na medida em que os números da arrecadação dos Estados não fossem piores, devido ao fato de que benefício em tela foi o responsável por impulsionar o consumo das famílias de maio a setembro e se estenderá reduzido à metade, de outubro a dezembro. A arrecadação do ICMS, principal tributo estadual, chegou a superar em 10%, na comparação com o mesmo período de 2019, conforme demonstrou a Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais e o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE