10/12/2017 - GANHO REAL OU GANHO NOMINAL




Ganho nominal ou ganho real; juros nominais ou juros reais; lucro nominal ou lucro real; PIB nominal ou PIB real, dentre outras variáveis de medição. O conceito é diferente do outro porque se tem descontada a inflação e não a diferença entre uma e outra variável. A fórmula para calcular a variável juro real (1 + r) é igual a (1 + I) dividido por (1 + i ), onde r = juro real; I = inflação; i = juros nominal. Como exemplo, a inflação neste ano é de 2,5%, de janeiro a novembro, o menor resultado acumulado desde 1998. O rendimento da caderneta de poupança, que é o mais utilizado meio de aplicação financeira, arrecadando qualquer valor de poupança, sendo a menor taxa entre as aplicações tradicionais, conservadoras e que não paga imposto de renda, foi de 6,41% no mesmo período. Aplicando a fórmula, o rendimento real foi de 3,82% no mesmo intervalo de tempo. Referida taxa real é alta, baixa, moderada, boa ou ruim? Em termos de país com economia estabilizada, isto é, com moeda de confiança, tendo banco central eficiente no fomento da atividade econômica, citada taxa é alta, uma das cinco maiores do mundo, ou seja, 3,82% livres de ganhos da inflação.

O IBGE divulgou anteontem o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de novembro, relativo a 0,28%, uma desaceleração puxada pelos preços dos alimentos, que tiveram preços reduzidos em vários itens. A variação da inflação no País apresentou uma redução se comparado aos 0,42% de outubro do ano passado. A expectativa dos analistas financeiros é de que em 12 meses a inflação feche em 2,88%. Portanto, abaixo da meta prevista de 4,5%, mediante viés de baixa de 1,5%, que seria 3%. O principal motivo para a queda da inflação em novembro foi a sétima deflação de alimentos consecutiva. Na verdade, a safra de 2017 foi muito boa, contribuindo para a redução dos preços de alimentos durante praticamente todo o ano. Destoando das referidas baixas estão as elevações das tarifas públicas como água, luz e combustíveis, bem acima da média do IPCA.

Em vista do exposto e mediante a estimativa de nova boa safra em 2018, acreditam os analistas de mercado que a inflação ficará baixa ainda por bom tempo. Para o sistema econômico há um incentivo para elevar a produção, reativando a recuperação da economia, ainda que à taxa baixa de incremento do PIB, por motivos de ainda falta de mais confiança de empresários, consumidores e expectativa com respeito às reformas estruturais do sistema econômico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS