TEMPESTADE NAS BOLSAS

28-09-2021


Dia de hoje foi de tempestade nas bolsas, quando se mostrou que há um excesso de liquidez, alta da inflação e de que os Estados Unidos iriam elevar os juros básicos da economia. A bolsa brasileira caiu 3,05%, voltando aos 110 mil pontos, reportado a setembro de 2020. Dólar fechou a R$5,426, alta de 0,87%. A bolsa de Nova York apresentou Dow Jones em – 1,63%; S & P 500 em – 2,04% e Nasdaq em – 2,83%. A inflação é uma preocupação mundial e o petróleo foi negociado a US$80.75 o barril. Na China há uma crise energética. No golfo do México está havendo redução na produção petrolífera. O gás natural subiu a um máximo de sete anos, visto redução da oferta e chegando o inverno no hemisfério Norte.

Note-se que a bolsa brasileira geralmente cai mais do que as cotações da bolsa de Nova York. Ademais, a divulgação da ata do Comitê de Política Monetária deixa identificar que a alta da taxa SELIC terá um ciclo longo para combater a inflação.

Mesmo elevando os juros, prevê a citada ata que o crescimento do próximo semestre será robusto, por três motivos: os efeitos positivos da vacinação em acabar com a pandemia do covid-19; pela recuperação do mercado de trabalho principalmente no setor terciário e que a crise hídrica estaria já se arrefecendo.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE