CAINDO A CONFIANÇA DOS INDUSTRIAIS
14-09-2021
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) calcula o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) que caiu agora em setembro 5,2 pontos, interrompendo uma sequência de quatro altas consecutivas, indo para 58 pontos. Em agosto o ICEI fora de 63 pontos, o maior valor neste ano. Mas, com a queda regride ao indicador de maio. Como o ICEI está acima de 50 pontos, isto quer dizer que os empresários continuam confiantes na retomada do crescimento, conforme a CNI. A queda no otimismo reflete uma série de divergências nos anteprojetos em discussão no Congresso Nacional, que complementaria as reformas estruturais.
A CNI realiza sua enquete mensal. Desta vez entrevistou no País 1.611 indústrias, das quais 635 de pequeno porte, 608 de médio porte e 368 de grande porte.
Além dos problemas políticos, os empresários em referência estão também preocupados com a elevação das taxas de juros, visto que este é o caminho que o Banco Central tem optado para combater a inflação. Por seu turno, acreditam os os industriais, que a reforma do Imposto de renda pode estimular o endividamento das empresas, visto que estas deverão, dessa maneira, reduzir o lucro tributável.
Comentários
Postar um comentário