DÉFICIT HABITACIONAL
20-09-2021
A conceituação de déficit habitacional é um conjunto de domicílios precários, improvisados e rústicos, mais moradias formadas por cômodos de residência e habitações com altos custos de aluguel em relação à renda dos moradores. Levantamento feito pela empresa de investimentos e gestão TCP Partners deu conta de que o déficit da oferta de habitações é superior a 6 milhões. Até o final de 2021, a insuficiência da oferta será de 6,102 milhões, conforme a referida empresa.
O problema da moradia no Brasil cresceu bastante após a decretação da pandemia pela Organização Mundial da Saúde, em março do ano passado, visto que o desemprego está próximo de 15% da população economicamente ativa, a inflação está elevada e há uma crise hídrica, pela ausência de água nos reservatórios, o País teve de ligar as termoelétricas e encareceu a energia elétrica.
Para bancar a reformulação do Programa Bolsa Família, que se chamará Auxílio Brasil, o governo aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras para as empresas, que passarão a pagar de 1,50% para 2,04% anuais, bem como para as pessoas físicas, cuja alíquota passará de 3% para 4,08% ao ano. Isso encarecerá o crédito e será repassado para a inflação.
Comentários
Postar um comentário