RELATÓRIO FOCUS SEMANAL

13-09-2021


As instituições financeiras consultadas pelo Banco Central, semanalmente, prosseguem elevando suas projeções para a taxa básica de juros, a SELIC , hoje em 5,25%, com reunião prevista para o final do mês, quando há até instituição que estime aumento de 2% na SELIC. As previsões que o relatório de mercado Focus trouxe hoje foi uma elevação da mediana dos pesquisados, que passou de 7,63%% para 8,00%, para este ano. Há um mês estava em 7,50%. Por seu turno, a estimativa para o fim de 2022 avançou de 7,75% também para 8,00%, perante uma previsão do mês anterior de 7,50% ao ano. A inflação ainda está mais alta, do que a SELIC atual, em quase 4,00% e de em mais de 3,50% da taxa SELIC atual de 5,25% anuais. A estimativa inflacionária para 2022 é de 4,03%.

Na verdade, o investidor em renda fixa praticamente vem perdendo dinheiro há mais de um ano, visto que sua aplicação financeira está rendendo menos do que a taxa inflacionária. Por outro lado, a elevação da SELIC encarece o custo do dinheiro, retroalimentando a inflação e comprometendo a retomada da economia, visto que se reflete diretamente nos investimentos empresariais.

Os outros indicadores mostram um recuo do PIB de 5,04% para este ano e de 1,72% para o próximo. A taxa de câmbio ficou parada em R$5,20 para tanto 2021 como para 2022.

Em resumo, o relatório de mercado em referência vem sendo menos otimista do que os meses anteriores desde o início deste ano. Um dos maiores bancos do mundo, o JP Morgan, baseado em Nova York, declarou à imprensa que o Brasil irá elevar bastante os juros, visando ortodoxamente conter a inflação, além de que isto levará a crescimento menor. Por seu turno, a XP investimentos, antevê racionamento de energia e crescimento zero em 2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE