SENTIMENTO DE QUE O PIOR VIRÁ
20-03-2021
Desde 1997 que o Instituto Datafolha pesquisa o sentimento dos cidadãos sobre os destinos da economia brasileira. A enquete foi realizada nos dias 15 e 16 de março. O principal resultado é de que 65% dos brasileiros afirmaram que a economia brasileira irá piorar. O resultado negativo anterior fora registrado em março de 2015, no quarto trimestre recessivo do governo de Dilma Rousseff. Recorde-se aqui que foram 11 trimestres de recessão. Período dos piores já passados, que colocou a segunda década deste século como uma “década perdida”.
No ano passado a recessão foi de – 4,1% do PIB. Para este ano era esperado um crescimento de 3,5% do PIB. Agora, no momento em que a segunda onda da pandemia do covid-19 se estende pelo País, a atividade produtiva se contrai e cada vez fica mais difícil se acreditar em incremento de 3,5% do PIB.
O Sistema Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) vem agora divulgar que, em janeiro deste ano, após exame do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED), os pequenos negócios lideraram a geração de emprego. Naquele mês foram criados 260.353 mil postos de trabalho, sendo 195,6 mil gerados pelos pequenos negócios, conforme divulgou o SEBRAE.
Comentários
Postar um comentário