QUEDA EXPRESSIVA NA ARRECADAÇÃO



A grande retração da atividade econômica em 2020, cujo PIB recuou na faixa de 4 a 5% ao ano, a ser divulgado no final de março, foi acompanhada de maior ainda queda na arrecadação federal, de 6,91% em 2020, conforme a Secretaria da Receita Federal. A União arrecadou R$1,479 trilhão no ano passado, em relação a 2019, descontada a inflação pelo IPCA. O resultado é o mais baixo desde 2010. No acumulado do ano, a arrecadação federal obteve resultado muito positivo em dezembro. Foram arrecadados no mês R$159 bilhões, numa elevação de mais de 3%, em relação a dezembro de 2019. Dezembro teve melhor resultado desde 2013.

A queda da arrecadação federal, em termos nominais, foi de 3,75%, em ano que houve o confronto com a pandemia do covid-19, cujo resultado foi o isolamento social e o consequente perda de empregos e de produção.

Paulo Guedes, ministro da Economia, afirmou ontem que a vacinação em massa é decisiva para a retomada do crescimento econômico. Para ele, o projeto liberal tem que seguir em frente com as privatizações. Hoje mesmo, o presidente Jair Bolsonaro fez discurso para o Banco Credit Suisse, conclamando investidores europeus para advirem ao País.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE