PESQUISA MENSAL DE SERVIÇOS
O IBGE realiza mensalmente pesquisa dos três setores produtivos: agropecuária, indústria, comércio mais os serviços. Ou, setores primário, secundário e terciário, respectivamente. O setor terciário responde por 60% do PIB. O segmento de serviços corresponde a 30% dele. Aproximadamente, por 30% o segmento comercial. Referidas pesquisas servem de subsídios para os cálculos do PIB trimestral e anual. Com vistas às melhores estatísticas, as divulgações vêm cerca de um mês e meio depois.
A pesquisa do mês de novembro revelou a sexta alta seguida, registrando 2,6%, em relação a outubro de 2020. O mercado, de uma forma em geral esperava incremento de 1% em novembro. Sem dúvida, tais resultados devem melhorar o resultado final do PIB de 2020. Ademais, sabe-se que o setor agropecuário obteve crescimento positivo. De repente já há economistas, tal como o requisitado André Perfeito, da Necton Investimentos, que estimou o PIB – 4% em 2020. Se ocorrer um PIB de - 4,3%, que houve em 1990, a recessão do ano passado será a segunda pior em cerca de três décadas. Quem sabe a segunda pior da história.
Entretanto, devido à chamada segunda onda da pandemia do covit-19, muitas restrições ocorreram em alguns Estados e se espera que cresça menos o segmento dos serviços. Quiçá, não seja negativo, tendo-se um PIB menos deprimido.
Em relação às previsões do ano de 2021, em razão da volta de algumas restrições da pandemia citada, o crescimento poderá não ser muito bom. Porém, um fato novo pode alterar tal estimativa. O Ministério da Saúde informou ontem que iniciará três dias depois do anúncio de aprovação emergencial da vacina contra o covit-19, iniciará em todo o País a sua vacinação. Por seu turno, a ANVISA disse que divulgará resultados no próximo dia 17. Aguarda-se com grande expectativa o citado evento.
Comentários
Postar um comentário