VISÕES ECONÔMICAS OU POLÍTICAS
28-11-2020
Quando você faz graduação, bacharel, você aprende muito de quase nada. Ao fazer mestrado, você sabe um pouco de pouco conhecimento científico. Ao fazer doutorado, você procura saber, e sabe, de um tema específico. Pós-doutorado é uma filigrana. Não acrescenta quase nada. Se acrescentando, pode ser uns dólares a mais.
A explicação de ter-se criado o economista foi a de entender-se a esfera monetária com a esfera produtiva se relacionando. O que Karl Marx chamou de M = M; M = D = M; D = M = D = M = Delta D. Então, os ciclos se tornaram infinitos. Para ele, o capitalismo. (M é mercadoria; D é dinheiro).
A notícia de que ingressaram na bolsa de valores em novembro de capital estrangeiro, R$30 bilhões, pode parecer grande coisa. Mas, para um economista se trata de menos de 10% do dinheiro agora negociado em novembro. Foram 15 dias de pregão do Ibovespa em 27 dias do mês (1/15). É bom? E ruim?
O jornal Estado de São Paulo refere-se a que a bolsa brasileira nunca viu tanto dinheiro agora em novembro. Não é uma análise técnica, explicar que a vitória de Joe Bider tem feito “euforia”. Logo ele, o “Estadão”, conservador. Jornal de direita. Mas, eles estão contra Donald Trump, de extrema direita. Não revelam que Biden, de democrata só tem o nome, visto que os democratas americanos são extremamente protecionistas em economia, trará represálias ao Brasil. As divergências todas são da grande mídia que apóia qualquer um contra Jair Bolsonaro. A quebra de braço é para valer.
Comentários
Postar um comentário