INFLAÇÃO MONETÁRIA



Há 12 semanas que a inflação vem crescendo, conforme o boletim Focus, semanário do Banco Central, que ausculta 100 instituições financeiras. Se a economia está em recessão neste ano, como pode a inflação estar subindo? Para os economistas monetaristas, desde o início da pandemia do covit-19 que o governo reduziu os depósitos compulsórios, o que implicou em elevação do meio circulante, bem como ampliou a oferta de crédito e fez auxílios emergenciais para desempregados e empresas em dificuldades. Mais dinheiro, mais velocidade de circulação da moeda, se a produção mesmo, que não corresponda, a resposta é a elevação geral de preços. Isto é definido na celebre equação quantitativa da moeda (MV = PY).

Ademais, ontem foi um dia marcado pelo otimismo de muitos, devido à mudança esperada da eleição presidencial, que trocaria o republicano Donald Trump pelo republicano Joe Biden. Não foi ainda decidido. Porem, os mercados acreditam que Biden fará acordos com os chineses, para impulsionar a economia mundial. Biden também acena com a volta ao Acordo de Paris, de melhorias para o meio ambiente. Além de tudo, Biden é favorável a que o Congresso dos EUA aprove logo os incentivos à economia americana retornar ao bom crescimento.

O dólar comercial recuou ontem, vendido a R$5,65. Essa foi a maior queda desde 28 de agosto. No mercado acionário a bolsa teve um dia de muitas negociações. O indicador Ibovespa marcou ontem 97.867 pontos. O índice seguiu os indicadores das bolsas dos Estados Unidos.

No Brasil, a aprovação pelo Senado de um Banco Central independente e a derrubada pelo Congresso Nacional do veto do presidente da República, restabelecendo incentivos para 17 ramos empresariais, gerando otimismo para a economia ampliar o seu crescimento, previsto para 2021, visto que a recessão deste ano já fora contratada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS