INFLAÇÃO DO ALUGUEL

29-11-2020


O Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) é usado nos contratos de aluguel. Calculado pela Fundação Getúlio Vargas que o faz em pesquisas de preços no Rio de Janeiro e em São Paulo, considerados Estados que refletem mais a inflação brasileira. Os dois mais populosos. O IGP-M reflete os preços tanto do mercado doméstico como do mercado internacional. Neste ano o dólar disparou cerca de 40%. A FGV afirma que o dólar influencia cerca de 30% do indicador. Neste ano acumula o IGP-M alta de 24,52%. Em setembro fora de 3,23% e em outubro de 3,28%. O indicador vem sendo puxado pelas commodities agropecuárias, tais como o milho, trigo e bovinos.

Maior do que o IGP-M de outubro foi o Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede o atacado, de 4,26%. O Índice que mede o varejo é o Índice de Preços ao Consumidor, ficando em outubro em 0,72%. Já o Índice Nacional do Custo da Construção subiu 1,29%.

A Fundação também o Índice de Confiança da Indústria, que cresceu 1,9% em outubro. A confiança do industrial brasileiro chegou a 113,1 pontos, variando na escala de zero a 200. O maior valor do referido índice se deu em outubro de 2018, quando fora  113,6 pontos. Doze dos 19 segmentos industriais pesquisados refletiram aumento de confiança. Quinze segmentos estão em nível acima de fevereiro deste ano, antes do início da pandemia do covit-19.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS