EUFORIA NAS BOLSAS


Bolsas no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa tiveram ontem um dia de forte otimismo devido à divulgação pela farmacêutica americana Pfizer, de uma vacina contra a pandemia do covit-19, cuja eficácia é de 90%, que deverá ainda ter aprovação dos órgãos de saúde locais. A empresa pretende pedir autorização para usar o imunizante ainda neste mês nos EUA. Ademais, surgiu a expectativa de que a política econômica dos Estados Unidos poderá mudar com a eleição do democrata Joe Biden, que já assinalou que não fará mais a guerra comercial com a China e voltará a participar do acordo de Paris sobre o meio ambiente.

A bolsa brasileira subiu 2,57%, a 103.515 pontos. Na cotação máxima de ontem chegou a 105.147 pontos, quando subiu mais de 4,00%. É a maior pontuação desde o início da pandemia do covit-19, quando em 6 de agosto, bateu em 104.125 pontos. O pico do Ibovespa foi ao início do ano, antes da decretação da pandemia, a 119.528 pontos. Depois do dia 16 de março caiu violentamente até o mínimo de 63.570 pontos.

A euforia se deve ao fato de que os mercados pretendem voltar aos resultados que vinham obtendo, quanto ao crescimento econômico, antes da pandemia referida se instaurar. Na verdade há quatro pregões que as bolsas estão em alta, mostrando certo alívio em a direção americana passar de um republicano dito radical para um democrata. Na verdade, os investidores acreditam que o democrata irá trabalhar para a normalização das trocas internacionais. Entretanto, em política externa, democrata ou republicano tem sempre em vista o melhor para os Estados Unidos. Donald Trump, que somente realizou um mandato, sempre teve posições radicais e levou o seu cartão com o dizer “you are fired”!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE