INÍCIO DO PIX
Inicia-se hoje um sistema de pagamentos imediatos, 24 horas por dia, em qualquer dia, chamado de PIX. Na compra e venda, o pagamento instantâneo é a garantia de segurança do negócio. O modelo do PIX trará economias de escala. A redução do dinheiro em circulação será muito grande, fazendo com que o Tesouro Nacional economize bastante nas emissões de moeda. Por outro lado, crescerá a velocidade de circulação do meio circulante, ampliando os negócios.
Para o sistema bancário haverá maior competição, menores custos e maior inclusão financeira. Ao usar o PIX, a pessoa física nada pagará. Já a pessoa jurídica terá custo na operação. A maior implicação será com a elevação da produtividade financeira.
As alterações microeconômicas se darão em profusão. Grande economia terá o empresário individual, aquele que deixa de fazer negócios porque as taxas dos TED e dos DOC lhe pesam no bolso. Milhões deles passarão a fazer pequenas transações econômicas.
Em resumo, os custos financeiros implicarão na redução da taxa de juros do crédito especial de taxas exorbitantes ou a elevação da produtividade contribuirá para que haja aumento dos negócios. Enfim, a rapidez de 10 segundos ou menos, dará segurança as transações e colocará o País no conjunto de países de eficiência financeira.
Comentários
Postar um comentário