SAINDO DA RECESSÃO
O governo federal acredita que a economia está saindo da recessão devido aos resultados preliminares de avaliação do PIB do terceiro trimestre do ano. Sabe-se que o IBGE somente divulga os resultados dois meses depois da coleta de dados. Ou seja, na primeira semana de dezembro. Entretanto, o Banco Central (BC) calcula a prévia do PIB. Para o terceiro trimestre do ano o IBC-Br subiu 9,47%, mostra grande recuperação, mas sobre um trimestre anterior em recessão técnica. Sim, dois trimestres anteriores juntos caracterizam a recessão técnica, a qual a economia está fora do seu raio. Todavia, comparando julho a setembro de 2020 com julho a setembro de 2019, o referido indicar foi de – 3% do PIB.
Mediante o quinto mês consecutivo de melhora na atividade econômica, o BC fez uma projeção para a atividade produtiva doméstica em 2020 de – 5,00 do PIB. Os dados se encontram no Relatório Trimestral de Inflação do BC.
Semanalmente, o BC consulta 100 instituições financeiras. Nesta semana, a mediana das estimativas delas era de – 4,80% do PIB em 2020.
O Ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que “Nossa hipótese de trabalho é que a pandemia está descendo e a vacina está chegando. São duas notícias positivas do lado da saúde e da economia”, em participação no Encontro Nacional de Comércio Exterior. Ele citou como um dos indicadores da recuperação a geração de 100 mil postos de trabalho em julho, de 200 mil empregos formais em agosto e de 300 mil deles em setembro. “O ritmo é tão forte que acho difícil mantê-lo. Estamos atravessando esta crise com menos prejuízos que nas crises anteriores, o que mostra que nossos erros de políticas econômicas foram mais prejudiciais à economia do que a pandemia”, disse o citado ministro. Há poucos dias atrás, Guedes disse acreditar que o PIB recuará este ano 4%.
Comentários
Postar um comentário