PREJUÍZO NA EDUCAÇÃO PERANTE PANDEMIA

 18-09-2022

A alfabetização foi a série mais prejudicada na pandemia do covid-19. O exame consta dos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Ministério da Educação. Foram todas as séries analisadas. A maior queda se deu no segundo ano do ensino fundamental. Em seguida, no 5º ano, no 9º ano e no ensino médio. Essa foi a segunda vez que o MEC realizou a avaliação. O ano foi de 2021, por causa da pandemia do covid-19. Aos 8 anos, quando as crianças já deveriam estar sabendo ler e escrever de forma plena.

A perda foi de 24,5 pontos no exame de Português, que é amostral. O melhor desempenho foi registrado em Santa Catarina, seguido do Distrito Federal e de São Paulo. O desempenho mais baixo se deu no Acre.

No teste de Matemática, os alunos do segundo ano tiveram queda na aprendizagem, mas um pouco menor do que em Português, de 9 pontos. Os melhores desempenhos foram para Santa Catarina, Espírito Santo e São Paulo. O pior resultado foi verificado em Sergipe. A Bahia despencou para o segundo pior resultado, na média conjunta de português e matemática, à frente apenas do Maranhão.

A maioria dos alunos testados no segundo ano não demonstrou capacidade de fazer um convite para uma festa. Por seu turno, não revelaram conhecimento de escrever palavras com três sílabas.  Dobrou ainda a número de alunos que estão nos níveis mais baixos em leitura e escrita, de 15% para 34%.

A avaliação do MEC em referência trouxe o retrato do retrocesso das escolas fechadas e por ensino remoto. O País foi aquele que mais tempo deixou as crianças em casa por causa da crise sanitária.

Enfim, os prejuízos do ensino remoto se deram em cascata. Como já visto aqui, em outra oportunidade, o Índice de Desenvolvimento Humano, realizado desde 1990, pela primeira vez recuou, por causa da pandemia do covid-19.

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