MUDANÇA DE TECNOLOGIA NAS MONTADORAS
As mudanças nas tecnologias das montadoras se fazem de formas
velozes em todo o mundo.
Há vários anos que está sendo falado que o carro, o ônibus, o
caminhão, entre outros veículos automotores, iriam paulatinamente se
transformarem em veículos elétricos. Esta tem sido uma exigência dos países
mais críticos, com respeito à poluição do meio ambiente. Bem como defendendo
uma vida mais saudável. As tecnologias novas trazem mais robotização e, por seu
turno, substituindo a mão de obra. Ademais, a carga tributária no País é muito
elevada e desde 1967 não se faz uma verdadeira reforma tributária. Poucas
mudanças fiscais têm sido feitas e têm sido insuficientes para muitos
capitalistas investirem no País.
Não sem motivo, a centenária Ford do Brasil, saiu, no ano
passado, da produção no Brasil, levando consigo muito desemprego, tanto de
forma direta como indireta, notadamente na indústria de autopeças e de derivados.
Ontem foi a fez da Mercedes-Benz, tradicional montadora
alemã, implantada no ABC Paulista, tendo centro na cidade de São Bernardo do
Campo, ao anunciar as demissões de 3,6 mil empregos diretos. O número
corresponde a 35% da mão de obra empregada lá, da planta que produz ônibus e
caminhões, além de ser 60% dos trabalhadores das linhas de produção afetadas.
A empresa informou que decidiu terceirizar atividades dos
segmentos de logística, manutenção, fabricação e montagem de eixos dianteiros e
transmissão média, ferramentaria e laboratórios. O impacto direto nas referidas
áreas será de 2,2 mil trabalhadores. Por seu turno, também não irá renovar os
trabalhadores temporários, no montante de 1,4 mil funcionários.
A política empresarial agora em curso é de redução dos custos
de produção, focando sua produção em seus trabalhos principais, que são a
fabricação de caminhões e de chassis de ônibus, além de aperfeiçoamento de tecnologias
para o futuro.
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