MUDANÇA DE TECNOLOGIA NAS MONTADORAS

 

As mudanças nas tecnologias das montadoras se fazem de formas velozes em todo o mundo.

Há vários anos que está sendo falado que o carro, o ônibus, o caminhão, entre outros veículos automotores, iriam paulatinamente se transformarem em veículos elétricos. Esta tem sido uma exigência dos países mais críticos, com respeito à poluição do meio ambiente. Bem como defendendo uma vida mais saudável. As tecnologias novas trazem mais robotização e, por seu turno, substituindo a mão de obra. Ademais, a carga tributária no País é muito elevada e desde 1967 não se faz uma verdadeira reforma tributária. Poucas mudanças fiscais têm sido feitas e têm sido insuficientes para muitos capitalistas investirem no País.

Não sem motivo, a centenária Ford do Brasil, saiu, no ano passado, da produção no Brasil, levando consigo muito desemprego, tanto de forma direta como indireta, notadamente na indústria de autopeças e de derivados.

Ontem foi a fez da Mercedes-Benz, tradicional montadora alemã, implantada no ABC Paulista, tendo centro na cidade de São Bernardo do Campo, ao anunciar as demissões de 3,6 mil empregos diretos. O número corresponde a 35% da mão de obra empregada lá, da planta que produz ônibus e caminhões, além de ser 60% dos trabalhadores das linhas de produção afetadas.

A empresa informou que decidiu terceirizar atividades dos segmentos de logística, manutenção, fabricação e montagem de eixos dianteiros e transmissão média, ferramentaria e laboratórios. O impacto direto nas referidas áreas será de 2,2 mil trabalhadores. Por seu turno, também não irá renovar os trabalhadores temporários, no montante de 1,4 mil funcionários.

A política empresarial agora em curso é de redução dos custos de produção, focando sua produção em seus trabalhos principais, que são a fabricação de caminhões e de chassis de ônibus, além de aperfeiçoamento de tecnologias para o futuro.

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