ENERGIA EÓLICA

 28-08-2022

A energia eólica é obtida pelo mecanismo da força dos ventos. São três elementos principais turbina, torre e a força dos ventos, que movimentam as pás do aerogerador. Por uma rede de média tensão do solo à estação coletora, podendo percorrer grandes distâncias pelas linhas de transmissão.

O mais importante benefício ao meio ambiente da energia eólica é a não emissão de dióxido de carbono na atmosfera, visto que se trata de uma energia limpa. O ar é abundante e renovável da natureza.

A geração de energia eólica está concentrada na região Nordeste do País, onde os ventos são mais constantes e não mudam de direção com frequência. A cada dez parques eólicos no Brasil, oito estão na região Nordeste. A produção se concentra no Sertão.

Há dez anos, o primeiro parque eólico era instalado na Chapada Diamantina. O Estado da Bahia produz 32% da energia dos ventos, com 17 milhões de residências
abastecidas. A Secretaria da Promoção da Igualdade da Bahia reconheceu 777 áreas produtivas. São 233 parques eólicos em 23 municípios baianos.

Aerogeradores costumam medir 110 m. Eles antecedem a abertura de estradas e implantação de fundações, as quais demoram um ano e meio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS