DESEMPREGO CONTINUA RECUANDO

 30-07-2022

A taxa de desemprego do País continua recuando, embora bastante alta ainda. Conforme o IBGE,  a taxa de desemprego do País caiu para 9,3%, sendo o melhor resultado desde 2015, quando ficou em 8,4%. Na passagem do primeiro para o segundo trimestre foram abertos 3 milhões de postos de trabalho, entre formais e informais. O total de ocupados no Brasil subiu para 98,262 milhões, um recorde da série histórica.

Quando se compara com o mesmo período de 2021 foram criados 8,8 milhões de vagas. A boa notícia se contrasta com a ruim, visto que a remuneração média em um ano caiu 5,1%, segundo o IBGE. Tal retração se deveu à redução da atividade econômica e ao aumento da taxa de juros. Questionado sobre a taxa de juros, sem dúvida, quando esta se eleva o nível de atividade econômica recua pelo simples motivo de que os rentistas preferem o mercado financeiro, em detrimento do mercado produtivo. Ademais, o emprego informal está crescendo, em cerca de 80% no período assinalado.

O trabalho informal chegou a 39,286 milhões do total da força de trabalho empregada. Trata-se de recorde da série histórica. Este é um fenômeno tipicamente capitalista, visto que a iniciativa privada é a solução para o capitalismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE