PRÉVIA DO PRODUTO INDUSTRIAL EM 2020



As estatísticas setoriais do PIB começaram a ser divulgadas pelo IBGE, através das prévias que trazem as pesquisas mensais do último trimestre, o qual há muitos anos divulga os resultados finais, na última semana de março, do produto global do País de cada ano passado, ainda sujeito a três revisões anuais. Os resultados que saíram primeiro foram da Produção Industrial do último trimestre do ano de 2020, devido ter a menor participação do PIB, em torno de 10%. Seguem-lhe o da produção agropecuária, por volta de 33% do PIB, depois a do maior setor, o comércio mais os serviços, correspondendo a 60% do PIB.

Ontem, o IBGE divulgou que a prévia da queda consolidada do Produto Industrial (PI) em 2020, que seria de – 4,5%, após o recuo de – 1,1%, em 2019. O resultado de 2020 é o pior desde 2016, ano também de forte recessão, de – 6,4% do PIB. Pelo menos, desde 2014, o País vem fechando fábricas, em processo conhecido como desindustrialização, conforme artigo aqui publicado, do dia 18-01-2021, quando foi referido que, de 2015 a 2020 foram fechadas 36,6 mil fábricas, ou seja, 17 fábricas por dia no período, conforme o IBGE. Não obstante a produção industrial tenha crescido pelo oitavo mês seguido em 2020, avançando 0,9%, em relação a dezembro.

Na verdade a produção industrial vem tendo resultados muito ruins em dez anos. Reanimar o setor industrial é preciso que o setor readquira maior poder de competição, dinamismo, eficiência e com muitos investimentos. Para tanto são necessárias as reformas estruturais, no que acredita o mercado, sendo as principais reformas esperadas neste ano e no próximo, projetando crescimento da produção industrial de 5% para 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE