AS 35 PROPOSTAS DO EXECUTIVO


No início do ano legislativo, o presidente Jair Bolsonaro discursou hoje tanto na Câmara como no Senado. Aposta o governo federal que o Legislativo examine a aprove 35 propostas do Executivo. A relação foi entregue ontem aos novos presidentes das referidas casas agora eleitos, pelo Ministro Secretário do Governo, Luiz Fernando Ramos, a Arthur Lyra, da Câmara, e a Rodrigo Pacheco, do Senado. Os anteprojetos estão divididos em quatro áreas: fiscal, retomada dos investimentos, costumes e outros assuntos. Em outras palavras, as proposituras vão desde a retomada da economia, a exemplo da privatização da Eletrobras, a pauta de costumes, como projeto que criminaliza o infanticídio indígena, bem como aquele que flexibiliza o porte das armas e o que prevê o ensino de crianças em casa (homeschooling). O documento não foi de fácil acesso, mas se podem vislumbrar os principais tópicos.

Para a retomada da economia, as prioridades são a reforma tributária, as privatizações, em especial, a da Eletrobras, além de marcos legais da infaestrutura, o marco legal do câmbio, a independência do Banco Central e a mineração em terras indígenas. A urgência urgentíssima seria a aprovação do orçamento até março.

Para a área dos costumes, a regulamentação do uso das armas, sobre a garantia da lei e da ordem. Aumento da pena para aqueles que abusarem sexualmente de menores. Documento único de transportes. Classificação de crime hediondo para a pedofilia. Educação domiciliar de crianças. 

Para a reforma administrativa, reforçar que passe logo na Comissão de Constituição e Justiça.

Para a facilitação da compra de vacinas de caráter emergencial.

Para o exame do Plano Mais Brasil, enviado pelo Executivo em novembro de 2019.

Para o anteprojeto do Pacto Federativo, também na Câmara.

Para o anteprojeto da PEC Emergencial, visando retirar recursos que estão paralisados em fundos públicos.

Em resumo, estão nas primeiras prioridades a aprovação do orçamento, a PEC Emergencial e aprovação dos meios que contribuam para a vacinação da grande maioria da população, na esperança de por fim aos efeitos da pandemia no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE