MAIS SOBRE OPERAÇÃO LAVA-JATO
Um dos maiores marcos da história de investigações da Polícia Federal foi a operação Lava-Jato. Começou em março de 2014 e terminou em fevereiro deste ano, embora ainda prossigam investigações das 79 etapas investigativas. O nome dela decorre da lavagem de dinheiro que se fazia através de um posto de gasolina, envolvendo políticos, empresários, membros do governo e doleiros. Um seriado da Netflix tratou dramaticamente do assunto, nos filmes da serie intitulada “O Mecanismo”. Já se tratou aqui ontem de alguns aspectos da polêmica que envolve as investigações, registrada por farto materiais nos jornais, livros e inquéritos.
Um ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavasky, então responsável pelo acompanhamento das investigações, morreu em acidente aéreo há cerca de cinco anos. Há hipóteses de que se o acidente foi proposital ou não.
Substituiu-lhe o ministro Edson Fachin, que fez uma síntese da citada operação. Divulgou então que foram emitidos 221 mandatos de busca e apreensão, 12 prisões preventivas, 2 prisões temporárias, 29 denúncias, 102 acusados e quatro condenações. O balanço do referido ministro compreende o período de 2015 a 2020. Ademais, foram homologadas pelo Supremo Tribunal Federal 120 delações premiadas com multas que somam R$956 milhões em ressarcimento aos cofres públicos pelos desvios.
Comentários
Postar um comentário