11/02/2018 - PROGRAMA DE SUSTENTAÇÃO DO INVESTIMENTO




Os governos do PT deram prosseguimento à política do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), criado em 1953, que sempre praticou taxas de juros subsidiadas, em relação ao mercado financeiro, onde o governo federal sempre foi tomador. Isto é, o Tesouro Nacional capta a certa taxa de juros e empresta ao BNDES a níveis de juros menores. O BNDES empresta as empresas, mas não fica com o prejuízo e este é transferido ao Tesouro. Porém, os governos do PT turbinaram os subsídios ao grande capital, nesta década, transferindo mais de R$700 bilhões, capitados pelo Tesouro e emprestados ao BNDES. Nesta década, os empréstimos efetuados formaram e consolidaram impérios na área da construção civil, cujo maior exemplo é o grupo Odebrecht, que cresceu mais de dez vezes, de 2005 até março de 2014, quando vieram ao conhecimento público práticas não concorrenciais e de corrupção de 29 grupos empreiteiros, investigados pela operação Lava Jato, ainda em curso. Grandes empresas campeãs nacionais se agigantaram com dinheiro subsidiado do BNDES cujo exemplo mais citado é o da JBS-Friboi.

Nestes dias foi informado ao público que os empresários Luciano e Angélica Huck teriam comprado um avião, fabricado pela EMBRAER, a juros de 3% ao ano, sem correção monetária, em 114 meses para pagar, em 29-05-2013. Naquela época, os juros estavam em elevação, acima de dois dígitos, tendo alcançado 14,25%. Os Hucks são ricos. Porém, eles se beneficiam do avião por dois dias na semana, para gravar programas na televisão da rede Globo. O avião, na verdade, está no nome do Banco Itaú, que os patrocinam. Referido banco pratica juros acima de dois dígitos e não precisa tomar dinheiro subsidiado.  No ano passado a SELIC média alcançou 10,8%.

A conversa é sempre a mesma, de fortalecer a empresa que gera emprego e renda. Mas, na ponta do tomador se tem um grande banco. Na ponta do fabricante tem uma empresa, como a do exemplo, eficiente e cobiçada para ser comprada pela Boeing.

Até 31 de dezembro de 2017 foram registradas 1.036.572 operações registradas no BNDES, no âmbito do Programa de Sustentação do Investimento. As operações de crédito subsidiaram milhares de empresas Brasil a fora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS