TOMBO EM MAIO

 

17-07-2023

O Banco Central divulgou a prévia do PIB do mês de maio, através do IBC-Br, o qual levou um tombo de – 2%. Era esperado pelos analistas do mercado uma retração de 0,1% no PIB e não a queda tão grande. O IBC-Br de maio tem pior resultado em cinco anos.

Depois de terminadas as safras agrícolas de soja e milho no início deste ano, a agropecuária não puxou o PIB para cima e as atividades produtivas do setor industrial, do setor comercial e serviços continuaram deixando a desejar.

A equipe econômica se referiu ao baque pelas elevadas taxas de juros praticadas. Quando, no mês passado, o IBGE divulgou o crescimento do primeiro trimestre, revelando que a agropecuária foi a força do crescimento, contribuindo com 1,7% de 1,9%, em comparação com o trimestre anterior. Foi uma boa surpresa, assim como agora, que foi justamente o contrário. A agropecuária cresceu 21,6%, na mesma base de comparação, enquanto os outros setores patinaram ao redor de zero, em maio.

A agropecuária é a comprovação de que pesquisa, qualificação e incentivos governamentais, tais como créditos para custeio e investimentos, elevando a competitividade e a produtividade.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE