MONITOR DO PIB

 

A Fundação Getúlio Vargas calculou que a retração do PIB brasileiro em maio foi de 3%. Ou seja, 50% maior o rombo do que os 2% calculados pelo Banco Central. De janeiro a maio de 2023, o PIB tem um incremento de 1,8%, em relação ao mesmo número de meses do ano de 2022.

Por seu turno, o Ministério da Fazenda divulgou relatório de mercado, afirmando que o cresci mento do PIB passaria de 1,8% para 2,5% neste ano.

A pesquisa do Banco of America com gestores de fundos da América Latina apontou que a temporada de ganhos fracos já está precificada no Brasil.

Metade dos entrevistados pelo referido banco acredita que as revisões de lucros ficarão estáveis no Brasil. 76% dos entrevistados acreditam que o IBOVESPA ficará acima de 120 mil pontos no final do ano e 75% esperam que o corte da taxa básica de juros deverá ser reduzida, na reunião do Comitê de Política Econômica do Banco Central, em 01 e 02 de agosto, próximo.  

O presidente do Banco Central Europeu afirmou que em agosto haverá a última elevação da taxa básica. Sinais de estancar a elevação dos juros também  são dados pelo Banco Central dos Estados Unidos, Entretanto, a pesquisa em referência acima, ainda vê elevação de preços das commodities neste segundo semestre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE