PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS


Há uma lei que obriga as grandes empresas a empregarem pessoas com deficiência. Há subsídios para aqueles e aquelas pessoas citadas que comprarem carro novo. Entretanto, muitos ainda são discriminados. Muitos não estão trabalhando e têm condições de trabalhar. Esta é uma questão que a sociedade tem que encarar e melhorar. Há tantos órgãos defendendo as minorias e muito poucas instituições para atuar na defesa dos que têm deficiências.

No Brasil existem por volta de 18,6 milhões de pessoas com dois anos ou mais de idade que possuem alguma deficiência. São 9% da população brasileira. É minoria em relação à população e maioria em grandeza estatística.

Em 2022 existiam 47,2% pessoas com deficiência que tinham 60 anos ou mais de idade. As informações constam da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2022. A enquete comprova que a desigualdade se agrava entre as pessoas com deficiência. Dessa maneira, a taxa de analfabetismo nacional na da data da pesquisa era de 4,1% e entre as pessoas com deficiência era de 19,5%.

O IBGE também revelou que 25,6% das pessoas com deficiência tinham concluído pelo menos o ensino médio, enquanto 57,3% das pessoas sem deficiência alcançaram referido nível de instrução.

O IBGE consignou ainda informações sobre a empregabilidade da população com deficiência. Na comparação entre homens e mulheres sem deficiência no mercado de trabalho, a participação deles é de 25%, em relação aos 57% das mulheres sem deficiência. Já 76% dos homens sem deficiência fazem parte da força de trabalho, enquanto as pessoas com deficiência eram 35%.

O rendimento médio real das pessoas com deficiência ocupadas foi de R$1.860,00, enquanto o rendimento das pessoas sem deficiência ocupadas era de R$2.690,00..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE