DESEMPREGO CAIU PARA 8% NO 2º TRIMESTRE


O IBGE divulgou ontem que a taxa de desemprego no Brasil caiu para 8% no segundo trimestre deste ano. É o menor nível para o mesmo trimestre em nove anos. O indicador caiu ainda mais, quando comparado com o período de abril a junho do ano passado, quando fora de 9,3%.

O País tinha naquela oportunidade 8,6 milhões de pessoas em desemprego aberto. A estatística divulgada pelo IBGE é conservadora, porque não apresentou aqueles que não declararam que não queriam trabalhar. Na verdade, o desemprego está diminuindo, mas o emprego está aumentando, por conta do crescimento do trabalho informal. Os trabalhadores formais no Brasil estão perto de 38 milhões. Os trabalhadores informais estão perto de 62 milhões. O indicador do segundo trimestre é o mais baixo para o trimestre em referência, desde 2014, quando ficou em 6,9%.

A queda na taxa de desocupação nessa época é uma observação que acontece em recuo da referida taxa no período do cada ano em questão.

A taxa de desocupação caiu 0,8% do primeiro para segundo trimestre. Isso se deveu ao aumento de trabalhadores no setor público, em destaque, defesa, seguridade social, educação, saúde e serviços sociais.

A equipe econômica está convencida de que o aumento do nível de ocupação da mão de obra e a redução da taxa inflacionária poderão levar a mais rápida recuperação econômica. Não sem motivo, os ministérios da área econômica tem pressionado o Banco Central para reduzir, na próxima semana, a taxa básica de juros, referindo-se a um recuo de 0,50%. Entretanto, o Banco Itaú acredita que o recuo poderá ser de 0,25%, em um gradualismo muito ponderado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE