SERVIÇOS MAIS DE 12% ACIMA DO NÍVEL DA PRÉ-PANDEMIA

26-05-2023

O IBGE divulgou que em março o setor de serviços subiu 0,9%, em relação a fevereiro, chegando a 12,4% superior ao indicador de fevereiro de 2020, antes do agravamento da crise sanitária do covid-19. Os dados constam da Pesquisa Mensal dos Serviços em março. Os transportes passaram a operar a 26,0% acima do nível da pré-pandemia do coronavírus, em fevereiro de 2020, enquanto os serviços prestados às famílias se encontravam em março, abaixo em 6,8%, em relação a fevereiro de 2020. Os serviços de informação e comunicação estavam 18,3% no nível pré-pandemia. O segmento de outros serviços estava 0,5% além.

No sistema de evolução tradicional, o setor primário impulsiona o setor secundário, que, por seu turno, ambos impulsionam o setor de serviços.

Na atual circunstância, de que houve uma pandemia do covid-19 por cerca de três anos, o setor que primeiro foi muito atrofiado foi o setor de serviços. Portanto, é natural que ele esteja em recuperação maior do que os outros dois setores.

Agora, sem dúvida, o setor agropecuário está voltando ao seu dinamismo e neste ano terá safra recorde.  Setor industrial, por sua vez, é que continua atrasado e, muitas vezes recuando, fazendo com que o País tenha baixo crescimento médio do seu PIB.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE