NECESSIDADE DE MOBILIDADE URBANA

 

13-05-2023

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) calculou que o Brasil precisa de R$295 bilhões de gastos na infraestrutura de mobilidade urbana, em investimentos até 2042, nas 15 principais regiões metropolitanas do País.

Os cálculos da CNI revelaram que para as linhas do metrô serão necessários R$271 bilhões, o que implicaria em mais do que dobrar a disponibilidade atual. Já a expansão da rede de estrutura de trens serão precisos R$15 bilhões. Para o sistema de transporte rápido sobre trilhos (BRT) serão necessários R$9 bilhões a serem investidos.

O levantamento da CNI revelou que em 74% dos municípios com mais de 250 mil habitantes cumpriram os prazos estipulados pela lei de mobilidade urbana, exigência para obter os benefícios legais, mediante a formulação de um plano de investimentos.

Já os municípios com população entre 20 mil a 250 mil habitantes apenas 13 fizeram o plano de mobilidade urbana.

Para o sistema de transporte modal chama a atenção o subaproveitamento da bicicleta. O seu uso variava de 0,8% a 2,4%, em relação a Santiago do Chile, que utiliza 4%; 7% em Bogotá da Colômbia, 13% em Bonn na Alemanha. 

A ausência parcial do transporte modal afeta o deslocamento do trabalhador de casa para o trabalho e vice-versa, afetando a sua produtividade e os gastos das suas passagens.

Para o financiamento da mobilidade urbana adicional a CNI deve as parcerias público-privadas e o financiamento dos bancos oficiais.

 

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