ATA DO COMITÊ DO BANCO CENTRAL

 


De cerca de 45 dias a 45 dias o Banco Central (BC) reúne o seu Comitê de Política Econômica, para decidir sobre a taxa básica de juros, a SELIC. Na semana depois é divulgada a ata do referido encontro. A reunião foi no dia 3 deste mês e a ata divulgada dia 9. A projeção para a inflação oficial deste ano é de 5,8% e para 2024 é de 3,6% ao ano.

O referido Comitê manteve pela sexta vez consecutiva a taxa básica de juros em 13,75%. Os seus críticos afirmam que está excessiva. Mas, o Banco Central reitera que ela somente iniciará o ciclo de queda no final do ano e poderá fechar o exercício em 12,50% ao ano.

A estimativa do BC para a inflação oficial está acima do limite de tolerância da meta de 4,75%, indicando três anos consecutivos de descumprimento da meta, mas o seu limite superior. Para 2024, a estimativa do BC supera o centro da meta de 3%, mas fica dentro da banda superior, que vai até 4,50%. 

A autoridade monetária informa que a estratégia é a convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante.

O BC descarta a possibilidade de novo ciclo de alta, mas afirma que não hesitará em fazer se a inflação fugir do controle. Porém, o esperado ainda para este ano é que se inicie o ciclo de baixa. Em outras palavras, o cenário de que se poderia retomar o ciclo de aperto monetário se tornou menos provável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE