ÍNDICE GERAL DE PREÇOS DA FGV

 


Por muito tempo, no século passado, a Fundação Getúlio Vargas calculava a inflação oficial do País. Mas, no final daquele século, o IBGE passou a calcular a inflação. Antes era um cálculo dos grandes agregados que compõe o PIB. Trata-se do Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI), que agora intensificou o processo inflacionário, ao apresentar o indicador de abril. A maior queda em 12 meses. Caindo 1,01%. Depois de queda de 0,34% no mês anterior.

O resultado levou o índice a ter deflação de 2,57% em 12 meses, quando marcou resultado negativo desde fevereiro de 2018.

A influência desse indicador se deve aos preços internacionais que recuaram em abril, o milho, a soja e o minério de ferro.

O IGP-DI é um indicador que apresenta a variação do PIB mais as importações, sendo igual ao consumo das famílias, mais os investimentos privados, mais os gastos do governo, mais as exportações.

Em conclusão, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é uma cesta de mais de 500 produtos, calculada para as seis maiores regiões metropolitanas do País. Ele é melhor, sem dúvida, para medir a inflação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE