RELATÓRIO MUNDIAL DE FELICIDADE

23-05-2023

A Organização das Nações Unidas publica anualmente o Relatório Mundial de Felicidade. A felicidade de um país se encontra pela análise de fatores tais como apoio social, renda, saúde, senso de liberdade, generosidade e ausência de corrupção nos três anos anteriores. No caso deste, relativo a 2020, 2021 e 2022.

A conclusão geral do relatório é a de que a maioria da população continuou no período em tela notavelmente resistente, apesar dos vários problemas trazidos pela pandemia do covid-19, a guerra entre Rússia e Ucrânia, alta inflação mundial e emergências climáticas.

A Finlândia é o país que vem pela sexta vez consecutiva em primeiro lugar, seguido de Dinamarca, Islândia, Israel e Holanda, completando o grupo dos cinco mais agradáveis. A Lituânia é o único novo país no conjunto dos vinte primeiros. No final da classificação estão majoritariamente países africanos, tais como Namíbia, Gana, Niger e Burkina Faso.

O Brasil ficou em 49º lugar, caindo 11 posições desde o último relatório, mas essa é a sua segunda queda consecutiva. Entre os países da América Latina, o Brasil está atrás da Costa Rica, Uruguai, Chile, México, Nicarágua e Guatemala. Países estes que se poderia pensar que estariam na sua frente, por problemas políticos conhecidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE