PREJUÍZOS DOS APLICADORES FINANCEIROS
03-10-2021
Historicamente, os aplicadores financeiros quase sempre ganharam da taxa inflacionária. Mas, a alta da inflação no ano tem gerado prejuízos a maioria dos investidores. Quem ganhou até agora da inflação? Somente o dispêndio em bitcoin apresenta ganho de 42% neste ano, conforme o jornal Valor Econômico. A inflação até setembro (em nove meses) está em 6,84%. Anualizada está perto de 10% ao ano. O que bitcoin? É uma moeda virtual. O termo é composto de duas palavras: bit = unidade binária, que é a menor unidade do sistema digital, que só usa valores de zero ou de 1, base de registros, comandos e instruções para computador. Coin = moeda. O ativo bitcoin é tido como muito volátil. Fala-se que se passará para um mundo de criptomoeda. Moeda com um código. Uma beleza a invenção do código de barras.
O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) é o referencial conservador, que acompanha a taxa básica de juros, a SELIC. O CDI comparece com rentabilidade nominal de 2,52%, de janeiro a setembro. Descontada a inflação, o juro real do CDI fica negativo em 4,04%. Por sua vez, a caderneta de poupança rendeu 1,73% nominai em nove meses. Ficou negativa em 4,78%.
A ANBIMA, entidade credenciadora de agentes do mercado financeiro, calcula um indicador, o IRF-M, que representa uma carteira teórica de títulos públicos prefixados, apresentou um recuo de 2,95% no período em tela. Outro dos seus indicadores, o IMA-B, de papéis atrelados à inflação teve recuo de 2,30%, em igual tempo. Mais um indicador, o IMA-B 5, de títulos ligados à inflação, de vencimento curto, até cinco anos, demonstrou alta de 2,48% (convêm detalhar e explicar). O IMA-B5 +, de papéis de mais de cinco anos de vencimento, apresentou recuo de 6,63%.
Nas aplicações financeiras em bolsa de valores a queda em nove meses é de 6,75%. A maior parte desse tombo se deve ao mês de setembro, quando o IBOVESPA recuou 6,57%. Fala-se que setembro é para se esquecer. Será? A volatilidade ainda está presente.
Comentários
Postar um comentário