IMPACTO DA PUBLICIDADE NO PIB
A Consultoria Deloitte realizou estudo a pedido do Conselho Executivo das Normas Padrão (CEN) sobre o impacto da publicidade na economia. A conclusão dela é de que, para cada R$1,00 investidos em anúncios publicitários no Brasil, outros R$8,54 são gerados na economia brasileira como um todo. A consultoria se referiu a 2020, quando isso significou R$49 bilhões, que o segmento empresarial movimentou, sendo responsável por acrescentar R$418,8 no PIB brasileiro, o equivalente a 6% do resultado do ano. A pesquisa foi divulgada pela CNN, que se diz a maior do mundo em publicidade.
Até onde isso é verdade? Ainda conforme a emissora a propaganda continua também sendo uma intensiva em geração de emprego. Tomando dados de 2019 da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), a publicidade empregava mais de 400 mil pessoas, direta ou indiretamente. Pelo cálculo dela 196.310 pessoas trabalhva diretamente no segmento de propaganda. Quase a metade do contingente citado. Para ela toda a receita estava ligada a anúncios ou as atividades de publicidade, tais como agências, produtoras de comerciais, rádio e TV em geral.
A população brasileira é de aproximadamente 213.000.000 e 400.000 representa algo como aproximadamente dois milésimos dela (0,002%).
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