CONFIANÇA DO CONSUMIDOR SOBE
26-10-2021
A Fundação Getúlio Vargas divulgou ontem que o Índice de Confiança do Consumidor subiu um ponto, passando para 76,3 pontos. A escala do indicador varia de zero a 200. A alta foi influenciada pelo Indicador de Expectativas, que mede a confiança do brasileiro no futuro. O subíndice subiu 1,3 ponto, indo para 82,4 pontos em outubro. O indicador de Situação Atual, que mede o comportamento do consumidor sobre o presente variou 0,2 ponto, chegando a 69 pontos. A vacinação contra o coronavírus e a redução de mortes melhoraram as expectativas. No entanto, no presente os consumidores se mostram cautelosos na compra de bens duráveis. A faixa de renda entre R$2.100,00 e R$4.800,00, registrou o melhor desempenho, com alta de 5,3 pontos, indo para 73 pontos.
A pesquisa ainda revela que estão baixas as confianças dos consumidores quando tomada as medias móveis trimestrais... Abaixo de 100 pontos não reflete grandes confianças.
Por seu turno, a confiança do comércio caiu 3,1% em outubro, conforme pesquisou a Confederação Nacional do Comércio. A enquete envolveu 6.000 empresas no País.
A plataforma Governo Digital do Ministério da Economia informou que diminuiu para 47 horas o tempo médio de abrir uma empresa no Brasil, conforme dados das juntas comerciais.
Comentários
Postar um comentário