BUROCRACIA TRIBUTÁRIA



O instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), baseado em São Paulo, servindo à Associação Comercial daquele Estado, calcula para o País todo o quanto custa a burocracia tributária. Assim, concluiu que as empresas brasileiras pagam por ano R$181 bilhões. O IBPT estima que as companhias desembolsam referido volume de recursos para servir ao cipoal de leis, normas e regulamentos do Fisco, mediante pagamento de pessoal, sistemas e equipamentos que acompanham as diretrizes da área, tanto na esfera federal, como dos estados e municípios.

Segundo o IBPT, as obrigações tributárias envolvem tarefas burocráticas de preenchimento de formulários, cálculos e análise de mudança na vasta legislação arrecadatória . Os cálculos do IBPT são de que existem 4.626 regras e normas tributárias, que são obrigatórias no Brasil.

Os desdobramentos das citadas regras correspondem a 51.945 artigos, 121.033 parágrafos, 386.993 incisos e 50.906 alíneas. Estima ainda o IBPT que, se fossem impressas em papel de formato A-4, tipo ofício, com letra Arial 12, as normas ocupariam um espaço de 6,5 quilômetros.

Em muitos lugares do País existiam, representando um impostômetro, que representava o cálculo de números de segundos, minutos e horas que se gastam para pagar tributos no Brasil. O assunto ficava vago e o valor dos gastos dos tributos mais representativo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE