TERMÔMETRO BROADCAST
07-08-2021
O jornal Estado de São Paulo desenvolveu o termômetro da bolsa de valores brasileira, o que o faz prevê as movimentações bursáteis da próxima semana. Porém, são somente indicativas as sinalizações. Ou melhor, refletem as perspectivas de profissionais do mercado de ações, nacionais e internacionais, visto que acontecimentos sociais e econômicos positivos ou negativos levam a bolsa na mesma direção. Dificilmente ocorre uma reversão dos atos e fatos.
A pergunta para os profissionais é a seguinte: “Qual o sentimento para o IBOVSSPA da semana seguinte?” A questão é enviada na quinta feira e a resposta colhida até a sexta feira. As alternativas das respostas são em três palavras de tendências: positiva, negativa e neutra.
As expectativas de três semanas foram de baixa dos preços das ações. Mas, agora as
expectativas de curtíssimo prazo de elevação do índice IBOVESPA voltaram. Dessa maneira, 75% esperam ser de ganhos na próxima semana; 17% acreditam em estabilidade e 8% em perdas. Na semana passada, 70% acreditavam em alta do IBOVESPA e 30% em baixa.
Os acontecimentos previstos para a próxima semana são, em geral, as divulgações Ca inflação no Brasil, nos Estados Unidos e na China. No lado doméstico serão divulgadas as pesquisas do comércio, dos serviços e do índice de atividade do Banco Central, além da divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Econômica do Banco Central.
Comentários
Postar um comentário