IBOVESPA FECHA NEGATIVO EM 1% NESTE ANO




Por que a bolsa de Nova York acumula alta de cerca de 20% neste ano e a bolsa brasileira está negativa em 1% em 2021, até ontem? Em primeiro lugar, a economia americana está mais solidificada do que a economia brasileira. Crescimento econômico bem maior e inflação bem menor. Em síntese, as reformas prometidas estão há mais de dois anos e meio no Congresso e somente foi aprovada a reforma da Previdência Social, que já vinha em etapa final, e o marco do saneamento básico.

Ademais, a inflação está em alta há mais de um ano, os juros básicos da economia já tiveram quatro elevações seguidas, o projeto de reforma no imposto de renda desagrada a governos, prefeituras e grandes empresários.

As bolsas pelo mundo praticamente recuaram, perante aversão aos riscos, ou seja, receio de retrocesso econômico, principalmente, em razão do conflito no Afeganistão ter levado a um reposicionamento de Estados Unidos, Rússia, China, Irã e Paquistão.

A queda de ontem foi de 1,30% e o IBOVESPA fechou a 117.636 mil pontos. O pico da bolsa já há poucos meses ultrapassou 130 mil pontos, mas voltou a hibernar. Não sem motivo, um número crescente de grandes empresas brasileiras está indo fazer ofertas iniciais de ações (IPO, em inglês), na bolsa de valores de Nova York. É lá que está o dinheiro dos investidores.

Por fim, o projeto de reforma do imposto de renda não foi votado ontem e retirado de pauta, já pela terceira vez, para provavelmente ser votado nos próximos dias. Os secretários de fazenda, tanto estaduais como municipais, pediram aos deputados que rejeitem o projeto de lei das mudanças do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas.

Ademais, o risco de uma drástica mudança política volta a ameaçar o quadro geral do Estado brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

CORTE NA SELIC

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO