SETOR DE SERVIÇOS CRESCEU AO NÍVEL DE PRÉ-PANDEMIA
O setor de serviços cresce 1,7% em junho e chega ao maior nível em cinco anos. Foi o terceiro mês consecutivo de ganhos. Bem acima do esperado. Encerrou o trimestre com 2,4% de incremento, em comparação com o período de pré-pandemia, conforme Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE.
Se no primeiro trimestre houve alta de 3,1%, no segundo trimestre houve elevação de 2%, em relação ao primeiro trimestre. O crédito é para vacinação que tem reduzido o isolamento social, alcançando o patamar mais elevado desde 2016. Entretanto o desempenho do setor de serviços se encontra ainda distante do ponto mais alto da curva de maio de 2014, da série iniciada em 2011.
O que tem levado ao setor em referência ao melhor desempenho é o aumento da presença das pessoas, nos segmentos de turismo, transportes e familiar. As cinco atividades de serviços, catalogados pelo IBGE, todas apresentaram elevação do desempenho.
Os serviços de tecnologias da informação foram até beneficiados pela pandemia, visto que não requerem atitudes presenciais de grande monta.
O segmento de atividades turística avançou 11,9% em junho, em comparação a maio.
Comentários
Postar um comentário