INDÚSTRIA RECUPERA-SE LENTAMENTE
A Confederação Nacional da Indústria, além de ser órgão político de classe, dentre outras atividades, promove mensalmente sondagens sobre crescimento, emprego e utilização da capacidade industrial. Os seus indicadores variam de zero a 100 pontos. Evoluindo acima de 50 pontos é considerado bom resultado. O documento mensal é a Sondagem Industrial.
A utilização da capacidade instalada efetiva chegou a 48 pontos em julho, perante 47 pontos em junho. A Confederação referida destaca que desde maio esse indicador registra alta mensal. Em termos percentuais permanece aproximadamente em 71%, na mudança de junho para julho. Porém, a CNI informa que para julho, este é o maior percentual desde 2013.
A produção industrial continuou em alta em julho, pelo terceiro mês consecutivo, alterando-se o indicador da citada sondagem, a evolução da produção de 53,7 pontos, perante os 52 pontos de junho.
O indicador que mede o crescimento do emprego também mostrou ligeira alta, passando de 51,5 pontos em junho para 52 pontos em julho. O emprego industrial não se retraia 13 meses atrás, seguindo em trajetória de expansão. Sem dúvida, a pancada no emprego foi grande, devido à epidemia do covid-19. Não é sem motivo que o nível de emprego cresce há 13 meses (desde julho de 2020, deixando bem claro que os meses cruciais da referida pandemia foram março, abril, maio e junho de 2020).
Comentários
Postar um comentário