HUMORÔMETRO
A conjuntura econômica mundial refletida todo dia está identificando uma série de informações econômicas chamadas de humorômetro. Estatísticas do mercado financeiro, de como se move o dinheiro, assim como estatísticas do mercado de ações, refletindo o mercado produtivo. Neste último, a bolsa de valores teve cinco pregões negativos, somente se revertendo como positivo ontem, em 0,45%. Na semana, que se encerra hoje, a bolsa recuou 3,32%. Na outra ponta, os juros sobem rapidamente no Brasil. Assim, a renda do título público prefixado com vencimento em 2026, subiu de 9,57% para 10,34% ao ano. Não só o Brasil tem problemas. Os Estados Unidos e a China têm piorado seus resultados.
Em 19 dias do mês de agosto, a China recuou a sua demanda de minério de ferro e os preços caíram 15%. Já estão 33% abaixo do seu pico, que foi em maio. O petróleo já recuou pelo sexto dia consecutivo, voltando para US$66,00, em Nova York, do tipo Brent. O receio internacional é de que tenha se acabado o boom das commodities, o que reduziria a taxa média de crescimento mundial, inclusive, a do Brasil. Nos Estados Unidos vêm humores de que acabarão os incentivos econômicos até o final do ano . Mais uma ducha fria internacional.
O jornal Estado de São Paulo em seu site de ontem é bem claro: “Bolsas de valores de todo mundo registraram queda nesta quinta feira, 19, após o Federal Reserve (FED, o banco central dos Estados Unidos) sugerir que poderá começar a reduzir a sua compra de ativos antes do fim de ano e em meio a preocupações com os efeitos da variante Delta do coronavírus na economia global. O mercado de Nova York foi o único a escapar do mau humor generalizado. Na quarta feira, 18, o FED revelou em ata de política monetária, que discutiu em julho a possibilidade iniciar o ‘tapering’, como é conhecido o processo de gradual diminuição de compras de ativos, ainda em 2021. No documento, a entidade monetária ressaltou que esse fator reforça as incertezas sobre o cenário econômico global. No entanto, o FED disse que a chance de um aperto antecipado não deverá afetar os juros que deverão permanecer baixos.” Isso lá, porque aqui ainda subirão bastante.
Comentários
Postar um comentário