FEDERAL RESERVE
28-08-2021
O Banco Central dos Estados Unidos se chama de Federal Reserve (FED). Existe a reserva federal da União e cada Estado tem o seu banco, seguindo ao FED da União. Assim, um pronunciamento do órgão central é seguido pelos Estados. Ontem, o seu presidente, Jerome Powell declarou que iria reduzir os incentivos fiscais paulatinamente, mas não iria reduzir os juros básicos da economia. Isso foi um colírio para os olhos dos mercados acionários. A bolsa de valores do Brasil subiu 1,65%, voltando aos 120.678 pontos, fechando na máxima do dia (talvez um indicativo de que no próximo pregão se inicie em alta). Faltando ainda dois pregões para encerrar o mês, a perda mensal é de 0,92%.
Por sua vez, o dólar caiu 1,17%, para R$5,1955, o menor valor para este mês, desde o dia 4.
Na verdade, Jerome Powell declarou que iria retirar os incentivos monetários em breve, apenas com a redução da compra de títulos, o chamado tapering. Adiantou ainda que os juros básicos permaneceriam estáveis.
No Brasil, o Banco Central continua acenando para a subida da taxa SELIC, neste ano. O mercado financeiro admite aqui que ela será de 7,50% até o final do ano. Ou seja, mais 2,25% na SELIC atual.
Comentários
Postar um comentário