05/07/2020 - RECUPERAÇÃO DE VENDAS EM JUNHO




Dados da Secretaria da Receita Federal, divulgados ontem, mostraram que as vendas do comércio se recuperaram em junho, em todas as regiões do País, através de levantamento nas notas fiscais eletrônicas emitidas em todas as unidades federativas. O pior momento foi no mês de abril. A melhora já vinha sido verificada em maio, mas não em todos os Estados, fato verificado somente em junho.  

Na região Norte o comércio vinha crescendo até março, quando em abril houve um choque retrativo de 13,4% nele. Porém, cresceram as vendas em maio. No entanto foi em junho que o comércio teve alta de 14,1% em relação a maio e de 21,3% em relação a junho de 2019.

Na região Nordeste as vendas do comércio vinham a contento em janeiro e fevereiro. Caíram em março e o pior tombo foi de 21,4% em abril, em relação a abril de 2019. A recuperação retornou em junho, sem que a Receita informasse de quanto.

Na região Centro Oeste as vendas foram superiores de janeiro a abril. Em maio caíram. Mas em junho cresceram 40,7%, em relação a junho de 2019. Isso se deveu aos bons resultados da safra agrícola. Como é sabido a região é pródiga no agronegócio.

Na região Sudeste as vendas caíram fortemente em abril. A retração foi de 22,6% em relação a março e de 22% na comparação com abril de 2019. Pequena melhora veio em maio e só em junho a média diária cresceu 17%, na comparação com maio.

Na região Sul as vendas replicaram o ocorrido na região Norte. Já o crescimento na média diária de junho alcançou 10,3%.

No geral, na componente do comércio do setor terciário os negócios melhoraram desde abril, em face aos programas emergenciais do governo, que injetaram dinheiro na economia, beneficiando os segmentos de supermercados, de fármacos, de materiais de construção e de outros bens essenciais. O problema mesmo está na componente de serviços, que tem pouquíssima oferta e pouquíssima demanda. Como serviços estão em torno de 60% do PIB, este desabou desde março.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE