PROJETO FISCAL

 

Um conjunto de regras fiscais foi apresentado ao público pela equipe econômica, em projeto de lei denominado de Arcabouço Fiscal, no dia 31-03. Quando o projeto foi apresentado, a bolsa de valores subiu e a cotação da moeda americana recuou, indicando recepção positiva dos investidores, visto ter acabado a indefinição do governo central. No dia seguinte, as incertezas de aprovação do projeto no Congresso fizeram a bolsa de valores recuar e o dólar subir, devido s dúvidas quanto à execução do projeto, à sustentabilidade da dívida pública no  médio prazo e sobre as fontes de geração de receitas.

Quem pagará a conta é a gande dúvida dos investidores, que estão sendo procurados para renovar seus projetos de investimentos, acendendo, assim, a retomada de crise.

O receio do mercado financeiro decorre do fato de que o projeto de lei vai ter de ser negociado, através de emendas parlamentares, o que pode desfigurar o texto.  

O projeto está atrelado a ganhos de arrecadação, revendo as isenções fiscais. Repetindo o presidente da república, o ministro da fazenda, Fernando Haddad, explicou que a nova âncora fiscal colocará o pobre no orçamento público e o rico pagando o imposto de renda.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE