ALTA NA VENDA DE VEÍCULOS


No primeiro trimestre do ano houve alta no emplacamento de veículos de 21%, no comparativo com o primeiro trimestre de 2022, conforme a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Somente em março houve 33% de aumento em relação a março do ano passado.

Para o presidente da Fenabrave, Andreta Jr., apesar do aumento percentual referido ainda o segmento automotivo não viu recuperação para o nível obtido no primeiro trimestre de 2019, ant4s da pandemia do covid-19.

Para o citado diretor o registro de alta foi potencializado pela diferença de dias úteis de março (23 dias), perante fevereiro (18 dias) e pelo baixo resultado nas vendas contabilizadas no primeiro trimestre do ano passado.

Entretanto, os pátios de automóveis estavam cheios e as fabricantes deram férias coletivas em março até início de maio.

Pelo exposto, a recessão de 2021 foi muito forte no segmento automotivo. Sem dúvida, a elevação dos preços dos carros usados e dos carros novos muito acima do processo inflacionário nos anos desta década.

Veículos automotivos são bens inelásticos, conforme a teoria econômica. Portanto, as altas de preços são bem desejáveis, visto que elevam a taxa relativa de lucros. Ou seja, um bem elástico, geralmente um bem elaborado com muitos componentes, de alto valor agregado, é muito interessante para o produtor e comerciante elevações nos seus preços relativos.

ALTA NA VENDA DE VEÍCULOS

No primeiro trimestre do ano houve alta no emplacamento de veículos de 21%, no comparativo com o primeiro trimestre de 2022, conforme a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Somente em março houve 33% de aumento em relação a março do ano passado.

Para o presidente da Fenabrave, Andreta Jr., apesar do aumento percentual referido ainda o segmento automotivo não viu recuperação para o nível obtido no primeiro trimestre de 2019, ant4s da pandemia do covid-19.

Para o citado diretor o registro de alta foi potencializado pela diferença de dias úteis de março (23 dias), perante fevereiro (18 dias) e pelo baixo resultado nas vendas contabilizadas no primeiro trimestre do ano passado.

Entretanto, os pátios de automóveis estavam cheios e as fabricantes deram férias coletivas em março até início de maio.

Pelo exposto, a recessão de 2021 foi muito forte no segmento automotivo. Sem dúvida, a elevação dos preços dos carros usados e dos carros novos muito acima do processo inflacionário nos anos desta década.

Veículos automotivos são bens inelásticos, conforme a teoria econômica. Portanto, as altas de preços são bem desejáveis, visto que elevam a taxa relativa de lucros. Ou seja, um bem elástico, geralmente um bem elaborado com muitos componentes, de alto valor agregado, é muito interessante para o produtor e comerciante elevações nos seus preços relativos.

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