ASSALTO AOS COFRES PÚBLICOS

 

Ontem, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que os incentivos fiscais, no valor de R$400 bilhões, é um verdadeiro assalto aos cofres públicos. No anteprojeto de lei que enviou ao Congresso, pretende a equipe econômica recuperar várias dezenas de bilhões de reais, visando cumprir as promessas de campanha eleitoral, de realizar gastos sociais e reativar investimentos públicos.

A medida em foco apresenta muitas resistências dos beneficiários, inclusive, de muitos parlamentares. Segundo ainda eles, a retirada de subsídios elevará os preços e impulsionará o processo inflacionário, além de retirar direitos legítimos.

Em julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o governo federal conseguiu anteontem uma importante vitória, sobre a tributação do lucro das grandes empresas. A decisão limitou a redução dos descontos do ICMS, podendo representar, segundo a Receita Federal, um ganho tributário de R$90 bilhões. Entretanto, a vaidade da citada decisão teve um revés do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, suspendendo a decisão do STJ, cujo plenário deverá examinar o julgamento em referência.

O Ministro Haddad demonstrou confiança na ratificação do julgamento, vez que, em exames anteriores, os ministros do STF, já demonstraram que a decisão da referida tributação era encargo do STJ e não do STF.

O Ministro Haddad referiu-se a que o julgamento no STJ foi no placar de nove a zero e que trará esperanças para que as contas públicas fiquem equilibradas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE